Café, nova arma contra o mosquito da dengue 

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do  Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio  Preto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito, que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.  

O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido, colocando-se borra de café, nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias. A borra de café, que é produzida, todos os dias, em praticamente, todas as casas do País, tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, devendo, inclusive, ser jogada sobre o solo do jardim e do quintal (onde acaba funcionando como adubo ecologicamente correto).  *editado em 2012: como adubo não é bom jogar diretamente na terra, a não ser que bem diluído no meio de uma compostagem*

-x- 

Repelente para pernilongos (curto alcance mas totalmente natural e ainda perfumado):Meio limão espetado com 2 ou 3 cravos-da-índia 

-x- 

Aprenda como fazer uma armadilha para derrotar o mosquito da dengue. Garrafa PET, microtule, arroz, lixa, fita isolante e tesoura são os materiais necessários. O professor Maulori Cabral, da UFRJ, mostra que a garrafa pet pode passar de vilã a heroína no combate ao mosquito da dengue. Ela é a matéra-prima de uma armadilha que prende o aedes egypt. 

-Uma garrafa pet

-Um pedaço de micro tule (não serve tule de véu de noiva)

-Lixa-Fita isolante

-Alpiste-Arroz ou ração para gato

-Tesoura 

Corte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem. Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante. Verifique se a garrafa ficou bem vedada. 

O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa. Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.

Anúncios