O que vocês acham disso: se quisermos manter relações com as instituições financeiras, somos INTIMADOS a preencher longos e detalhados cadastros e mantê-los atualizados.

O endereço é usado para correspondência comum, mas normalmente o e-mail e o(s) telefone(s) são usados só para coisas do interesse da própria instituição. Por exemplo, receber um telefonema avisando que seu investimento está rendendo pouco em relação àquele outro ou que ao invés de ficar pendurado no cheque especial vc poderia fazer um empréstimo pessoal bem mais barato, isso não costuma acontecer… O mesmo para sites Internet, especialmente os gratuitos.

O que realmente acontece é termos nossa vida ESCANCARADA para milhares de pessoas (já fui bancária) e dados pessoais e hábitos de consumo nossos COMERCIALIZADOS livremente entre as instituições. Depois começamos a receber enxurradas de ofertas de cartões e conta-corrente em tom de quem dá um presente ou até faz um favor, como se eu não soubesse que estes são os produtos que mais rendem a eles, por envolverem crédito.

Lembrando que do outro lado da linha de um telemkt há uma pessoa pressionada e cumpridora de ordens, procuro ser minimamente educada… Uma idéia interessante que já vi foi o fornecimento de um dado incompleto para cada instituição e depois vc pelo menos fica sabendo quem vendeu seu cadastro. Por exemplo – seu nome é José Antônio da Silva Xavier, no cadastro preencha José A. da S. Xavier (seja esperto, se o funcionário for comparar com o RG, abrevie o endereço por ex.). Se for possível mudar periodicamente de telefones, endereços e e-mails melhor ainda. Senhas então devem ser sempre alteradas, já me deparei com a lista de e-mails do Terra com senha! Outra opção é escolher um endereço, um telefone e um e-mail para “sacrifício” e preencher todos os cadastros com eles. Preencha somente o que for obrigatório, mais nadinha e não dê informações pelo telefone. Limpe seu programa navegador de Internet com frequência. Mais idéias?

Por fim, achei um artigo sobre isso que a-do-rei, para quem tiver paciência de ler é MUITO INTERESSANTE, espec. a parte da legislação.

http://www.mt.trf1.gov.br/judice/jud9/cadastro_consumo.htm

Anúncios