A ideia da compra coletiva é ótima, pode ajudá-lo a economizar. Só que os sites de compras coletivas oferecem descontos tentadores e para quem já tem a tendência a gastar muito eles podem ser mais um “facilitador” do vício. Agora a nova moda é ser caçador/a de descontos e sentir-se vitorioso por ter pago 70% a menos. Economia sim, desperdício não, a definição de oportunidade questiona se aquilo é realmente útil para você.

A pergunta mais uma vez é: COMPARADO A QUE? Se você comprou por 800,00 produtos que valem 2.000,00 maravilha de economia, certo? Depende, se não existissem estas ofertas você iria comprar? Caso contrário, são 800 comparado a zero, são 800 a mais não previstos no seu orçamento ou 800 a menos para investir. Se for em uma coisa que você estava precisando mesmo, estava dentro do seu planejamento e você pagaria mais caro, tudo bem. Mas sem controle você pode até acabar perdendo o prazo de alguns cupons e neste caso foi desperdício puro.

As empresas que anunciam visam promover e divulgar a marca delas, para que você possa experimentar e de preferência criar o hábito. Isso significa tomar cuidado com empresas iniciantes que talvez não correspondam às suas expectativas. Caso você tenha algum problema com o produto ou serviço adquirido, você tem os mesmos direitos de qualquer compra pela Internet, como 7 dias para se arrepender.

Quero dizer que com mega desconto ou não, ainda é uma compra, na qual você precisa ter a mesma consciência das outras compras e não se deixar levar pela euforia. Vamos combinar que se depois de alguns meses você notar que está gastando mais do que antes, é hora de parar ou aprender a lidar com esta nova forma de consumo.

Leia no Infomoney que 
Sites de compras coletivas levam à aquisição por impulso e ao desperdício  e 
Conheça os direitos dos consumidores

Anúncios