Um dos sinais de que o consumismo tomou conta da pessoa e de que parecer ter agora é a prioridade dela, é o consumo de itens falsificados. Tomemos como exemplo os tênis.

Um tênis é um calçado e portanto influi mais na saúde do que uma roupa, incluindo a estrutura de ossos, tendões, articulações e até a coluna vertebral.  O tênis deve ser confortável, durável, adequado aos seus pés, à sua pisada e ao tipo de uso que você fará dele.  Caminhada, corrida, basquete e futebol pedem diferentes tipos de tênis.  A partir daí as cores, o estilo, as marcas e o preço podem ser levadas em conta.

O que leva alguém a ignorar tudo isto e aceitar um produto que não é fiscalizado e portanto muitas vezes utiliza a pior matéria prima possível, trabalho escravo ou infantil, acabamento que não dura?  O que leva um consumidor a abrir mão dos seus direitos pagando para uma empresa que não tem qualquer compromisso com a qualidade nem com coisa alguma que não seja parecer com o original? Por que alguém usa um produto de mentira se pode encontrar um de verdade pelo mesmo preço? Tudo bem um fabricante de calçados bem conceituado fazer um modelo parecido, mas com a marca dele.

Há tênis Mizuno, Asics, Puma, Nike e Adidas que custam 1,5 salário mínimo (alguns se aproximam de 1.000,00). Outros modelos intermediários destas mesmas marcas por 1 salário mínimo ou perto de 0,5 salário mínimo.  Os modelos mais básicos da Olympikus, Fila, All Star, custam cerca de 1/5 de salário mínimo (cerca de 100,00) e há muitos tênis ótimos para uso leve. A diferença é grande e quem não puder ou não quiser gastar uma fortuna, tem opção sim.

Revistanet ensina a reconhecer os piratas da Nike e Adidas:

http://www.revistanet.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=307:tenis-pirata-e-prejudicial-a-saude&catid=1:latest-news&Itemid=89

Abicalçados alerta para os riscos de lesão e fungos:

http://www.abicalcados.com.br/noticias_bespecialistas-alertam-que-tenis-falsificados-causam-lesoes-nas-articulacoes-e-na-coluna/b.html

Algumas dicas no Mercado Livre para tênis de corrida:

http://guia.mercadolivre.com.br/guia-compra-tenis-corrida-16541-VGP

http://guia.mercadolivre.com.br/guia-compra-tenis-equipamentos-corrida-1682-VGP

Interativa Regional fala sobre todos os produtos piratas, de óculos de sol a remédios:

http://www.interativaregional.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2040

Anúncios