Já alertamos para o uso abusivo dos antibióticos e dos produtos que eliminam 99% dos germes. Agora vejam no artigo da revista Newsweek porque o excesso de exames pode fazer muito mal à saúde – One Word Can Save Your Life: No.

Além do óbvio, que é a enorme perda de tempo e dinheiro, eles falam sobre os  falsos positivos, tumores que acabariam regredindo por si mesmos, entre outras coisas. Sem negar a importância da medicina preventiva, somente estimulando um senso crítico, o direito de dizer não para o excesso.

Uma médica me disse que algumas vezes teve a impressão de que o paciente foi lá por estar simplesmente carente de atenção… Neste caso, será que não vale mais à pena investir mais nos relacionamentos familiares, amorosos e de amizade? Mais lazer e terapias diversas, para conversar, receber uma massagem, relaxar, cuidar da beleza, da boa-forma e do bem-estar podem ser mais produtivo e saudável do que embarcar em investigações médicas! Ao consumir uma cirurgia ou tratamento super caro, certifique-se de quantas pessoas efetivamente melhoraram ou prolongaram a sua vida com isto.

Anúncios