Uma das atitudes que nos ajudam a reduzir o desperdício é a organização. Acompanhe o blog Organize Assim com lindas fotos e ótimas ideias e algumas dicas minhas:

* Estoque precisa ser gerenciado e há vários jeitos de fazê-lo. Você já viu como funciona o controle de estoque de uma loja ou indústria? Use um modelo simplificado em sua despensa. Eu gosto da lista fixa permanentemente na geladeira ou na própria despensa, para qualquer pessoa anotar o que precisa / está acabando, podendo combinar um símbolo para urgente, como grifar o item. Simples e funcional, pode ser substituída a cada ida ao supermercado.

* Quanto mais gente na casa, mais complexo o gerenciamento: para algumas pessoas, fartura = oba, posso comer mais; para outras, fartura = ufa, posso respirar aliviada, etc. O tipo de alimentação, quantidade e horários normalmente são diferentes entre os moradores da casa, então a lista deve ser feita e paga por todos ou cada um faz a sua compra. Já vi casos (especialmente entre amigos que dividem um teto) de ser tão difícil chegar a um consenso que tudo ficou completamente independente, até mesmo uma prateleira por pessoa na despensa e na geladeira.

* Cuidado com o consumismo também no supermercado: quem sabe a situação atual do estoque não compra demais e quem planeja o cardápio da semana / mês também não se esquece de nada. Está muito barato e é uma grande oportunidade? Mesmo assim pense bem, sempre há outras coisas legais e produtivas para se fazer com o mesmo dinheiro… Jogar comida fora é tão ruim quanto sair correndo desesperada e pagar mais caro, ambos são desperdício.

* Escolha pela qualidade e não só pelo preço, pela saúde e não só pelo sabor, pela responsabilidade social da empresa alimentícia e não só pelo marketing, escolha o conteúdo e não a embalagem, leia os ingredientes e a data de validade. Dê preferência a alimentos mais frescos, da época e de fornecedores locais.

Anúncios