Você já percebeu que na tv uma coisa faz propaganda da outra? Por exemplo: você acompanha uma novela diariamente por meses, onde há propaganda inserida no contexto como se fosse parte da história. No intervalo comercial, você vê os atores da novela anunciando produtos diversos, depois em outros programas da mesma emissora (programas femininos e de auditório) comentários sobre a novela, entrevistas com os atores sobre os seus personagens, cantores apresentado as músicas da trilha sonora.

Por fim as músicas e as peças de roupa ou acessórios usados na novela viram moda e estão à venda pela cidade. Outro dia levei um susto na sapataria ao me deparar com peças como a desta foto.

O Infância Livre de Consumismo sempre critica  propaganda voltada diretamente para as crianças, mas desta vez fala abertamente sobre a lavagem cerebral até mesmo para os adultos, em um texto curto e direto: http://infancialivredeconsumismo.com/index.php/e-muito-mais-rapido-seduzir-crianca/.

Atualizado em 11/jun: Há também a “novela da família” que na prática é voltada para as crianças e mostra bullying o tempo todo – super educativa, não percam! Ironias à parte, assistindo a um outro programa na mesma emissora, de repente a tela é (toda) invadida por um bunner da novelinha por alguns segundos. Resumindo: na TV o comercial está presente o tempo todo, seja direta ou indiretamente, não apenas nos intervalos comerciais. E no cinema também, em menor escala mas existe, na tv a cabo também! É preciso ficar alerta e ligado o tempo todo!

Anúncios